quinta-feira, 1 de março de 2012

Dois pesos e duas medidas - arbitragem do campeonato carioca




Falar que a arbitragem do Campeonato Carioca de 2012 está péssima, que os juízes estão errando além da conta e atrapalhando o futebol, etc, etc, não é novidade e ninguém, em sã consciência, vai dizer que isso não é verdade.

Apontar os motivos dessas falhas não é fácil, vários árbitros são fracos tecnicamente mesmo, talvez deveriam procurar uma outra ocupação para suas horas vagas, mas tem algumas figuras que já são conhecidas e estão sempre errando ou favorecendo certas equipes, esses aí me parece que não tem problemas técnicos, mas sim um desvio de caráter mesmo.

Pior ainda, se é possível ser pior, é ver o responsável por treinar, escalar, orientar, punir e etc, os árbitros do Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragens da FERJ, sr. Jorge Rebello, só dele ocupar este cargo já é motivo de desconfiança, lamentável é sua atuação, como juiz ele foi fraco e repete o desempenho agora.

Ele é tendencioso e não obedece um padrão para dizer o que é certo e o que é errado, não ouve os clubes, fala mal de jogador, treinador, presidente, e juiz só é punido quando "erra" contra o clube que ele demonstra alguma preferência.

Na partida de ontem entre Flamengo e Boavista, a arbitragem foi classificada como um DESASTRE e o juiz será colocado na "geladeira", para aperfeiçoar seus critérios. Deveria ir pra essa mesma geladeira o comentarista de arbitragem da Rede Globo, Arnaldo Cesar Coelho, pois ele também não demonstrou muito conhecimento da regra, além de problemas de visão também, não é possível que ele não tenha enxergado o puxão de camisa que o jogador rubro-negro deu no atleta do Boavista, cometendo penalti claro no lance do 2º gol.

Foram necessários uns 15 replays para o comentarista enxergar o puxão, e mesmo depois de ver ele disse que pode ou não marcar penalti naquele lance (ele mudou a regre e não avisou), mas que o toque de mão (quase imperceptível) foi claríssimo e o juiz não deveria ter confirmado o gol.

Infelizmente é esse o nível no Campeonato Carioca, um presidente de arbitragem com sérios problemas de caráter e uma mídia altamente tendenciosa, que resultam em arbitragens cada vez mais "suspeitas". O juiz do Fluminense x Vasco na primeira fase, que inverteu escanteio, não deu penalti e etc, foi muito bem no jogo, mas o que validou um gol contra o Flamengo em um lance que houve penalti para o Boavista antes do "irregular toque de mão" foi um DESASTRE.

É no mínimo estranho essa diferença no tratamento, é muito suspeito ter dois pesos e duas medidas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário