terça-feira, 6 de setembro de 2011

Manipulação de resultados na FERJ - Friburguense se defende


Após as denúncias de manipulação de resultados na FERJ (veja aqui) mostradas pela Rede Record, onde supostos ex-árbitros citaram o Friburguense Atlético Clube como tendo sido prejudicado em 2010 e favorecido na disputa da série B do carioca deste ano, a direção do tricolor serrano se manifestou em sua defesa e pede que tais denúncias sejam esclarecidas, reiterando que "O Friburguense repudia toda e qualquer ligação de seu nome a esquemas que beneficiem ou prejudiquem qualquer clube" .

Confio na honestidade e no trabalho sério que a direção do Friburguense realiza, acompanho as partidas, vou ao estádio e etc. Não lembro de ter visto qualquer lance que possa ser alvo de suspeitas com finalidade de favorecer a equipe da serra, por tanto, explicações precisam ser dadas pois a imagem do clube não pode ficar "suja" sem comprovações, ou simplesmente ficar sob suspeita simplesmente por uma briga entre emissoras de televisão. A Rede Record pode e deve sempre levar denúncias ao conhecimento da sociedade, assim como qualquer outro meio de comunicação, mas precisa tomar o cuidado de verificar a veracidade desses fatos para não denegrir pessoas ou organizações que tenham seus nomes vinculados, precisam esclarecer o que foi dito na reportagem e provar o que foi denunciado.

Ou será que isso foi apenas uma reportagem inventada para continuar sua briga contra a Globo??

Seguem os desdobramentos que foram publicados pela imprensa de Nova Friburgo, como a nota oficial do Friburguense.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Jornal A Voz da Serra - Publicado em 05/09/2011


Diretoria do Friburguense revoltada com denúncias de esquema para ajudar o clubeUma denúncia de esquema de arbitragem para favorecer o acesso e descenso de clubes na primeira e segunda divisão do Campeonato Carioca, movimentou a manhã esportiva de Nova Friburgo. A denúncia, feita por dois ex-árbitros, que não quiseram se identificar, a uma emissora de televisão carioca, informa que eles recebiam ordens da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para favorecer ou prejudicar clubes no período de 2006 a 2010.
Eles contam que o rebaixamento do América em 2008 e o acesso do Friburguense em 2011 foram fruto de interferência das arbitragens nas partidas de futebol dentro de campo. A reportagem procurou o gerente de futebol do Friburguense, José Eduardo Siqueira (Siqueirinha) que declarou o seguinte:
“Fomos surpreendidos pela própria imprensa que nos procurou na manhã de ontem. Na verdade, eu não tinha visto a matéria e depois acessei a internet e tomei conhecimento de tudo. Nosso pensamento inicial, depois do que vimos na matéria, é que não é uma linha de trabalho que nós seguimos, porque o denunciante não aparece, não quer ser visto. No nosso entender é uma briga de audiência entre a TV Globo e a TV Record que começou com as igrejas”, ponderou Siqueirinha.
O dirigente comenta que o problema é por causa da briga das televisões pelos direitos de transmissão dos campeonatos brasileiro e carioca: “Como a Globo detém os direitos do Campeonato Brasileiro e a Record também quer, há uma disputa entre as duas emissoras, inclusive batendo muito no Ricardo Teixeira. Entendemos que se trata de briga pessoal, não levando em conta em quem vai respingar. Houve denúncia grave e até que se prove o contrário tem que ser apurada. Toda denúncia tem que ter prova”, destaca o dirigente.
Sobre a citação de que o Tricolor da Serra foi beneficiado para subir este ano, Siqueirinha disse: “Fomos citados como sendo os escolhidos para subir em 2011. E vamos às últimas consequências para que tudo seja apurado e os envolvidos punidos. Caímos em 2010 porque nosso trabalho não foi bem feito. Essas pessoas que fizeram a denúncia estão expondo a questão baseados na forma como elas mesmas agem, pois admitem que se ‘venderam’ em 15 jogos para chegar à CBF”, avalia.
Siqueirinha fala da prioridade que os ex-árbitros disseram do Friburguense: “Se eles nos tinha como prioridade em momento algum tomamos conhecimento disso. Sempre tivemos muito bom relacionamento com a Federação e com todos os clubes da primeira, segunda e terceira divisões. Este relacionamento com os clubes, sempre nos proporcionou bom acolhimento e o Friburguense sempre foi muito procurado. Todo mundo torceu para que o Frizão retornasse à primeira divisão não só pelo nosso histórico mas pelo ambiente acolhedor que é a cara do nosso clube”, afirmou Siqueira.
O dirigente finaliza dizendo que o clube vai às últimas consequências para esclarecer todo o caso. “A denúncia se torna grave quando cita o nome da entidade sem levar em conta todo projeto desenvolvido, o trabalho de um ano, jogadores, comissão técnica, torcida. Aqueles que vivenciaram o nosso dia a dia, pode ver que em nenhum momento fomos ajudados, pois um clube que teve a defesa menos vazada, o ataque mais positivo—dos 86 gols que marcou somente três foram de pênalti—, ganhou o troféu disciplina e teve dois jogadores na seleção do campeonato (Zambi e Lucas), deixa dúvidas? Nesse momento toda diretoria está extremamente aborrecida e no firme propósito de fazer uma grande campanha na Copa Rio e Campeonato Estadual de 2012. Depois de tudo que passamos neste ano, espero que as pessoas continuem se orgulhando do Friburguense”.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fonte: Jornal A Voz da Serra - Publicado em 05/09/2011
Coluna: Giuseppe Massimo


MARACUTAIA NO FUTEBOL?O Jornal da Record, em rede nacional, divulgou na quinta-feira, 1º, ampla reportagem sobre suposta marmelada de resultados nas séries A, B e C do Campeonato Estadual nos últimos cinco anos.
A matéria jornalística tem como fontes os depoimentos de dois ex-árbitros de futebol—cujas identidades foram mantidas em sigilo—que admitem ter participado diretamente da manipulação dos resultados em troca de terem sido alçados ao quadro nacional.
Os dois, inclusive, confessam terem participado do esquema, segundo eles, montado dentro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro em pelo menos 21 jogos durante o período em questão.


MARACUTAIA NO FUTEBOL?
O nome do Friburguense Atlético Clube é citado duas vezes na reportagem da TV Record.
Na primeira, dando conta de que o esquema fraudulento de resultados teria sido usado para derrubar o Friburguense AC para a Série B em 2010 e, na segunda oportunidade, o tricolor serrano teria sido compensado este ano no acesso à elite em 2012.
A reportagem na íntegra (em vídeo) está no site R7.


FRIZÃO PEDE APURAÇÃO
O Friburguense AC recebeu com surpresa e indignação o conteúdo da matéria divulgada pela TV Record.
O presidente do tricolor serrano, professor Raul Marcos, emitiu a seguinte nota oficial:
“A denúncia é séria e precisa ser rigorosamente apurada. Se for comprovada, os responsáveis devem ser punidos. O Friburguense repudia toda e qualquer ligação de seu nome a esquemas que beneficiem ou prejudiquem qualquer clube, desqualificando o futebol e o trabalho sério dos profissionais do clube. As conquistas do Friburguense são mérito do trabalho sério, limpo e transparente. Se ganhamos, ganhamos em campo; se perdemos, também em campo. Até o presente momento não verificamos irregularidades por parte da arbitragem ou Federação [Ferj] com o objetivo expresso e intencional de prejudicar ou beneficiar as equipes que disputam os jogos e campeonatos que o clube participou”, diz.


SEGUE...
O presidente do Friburguense, Raul Marcos, acrescenta:
“Erros pontuais podem e acontecem em jogos onde a interpretação dos lances, por vezes, são subjetivas e fragilizadas pelas limitações humanas. O futebol do Rio de Janeiro vive bom momento, com seus clubes bem representados nos campeonatos nacionais. Nova Friburgo e o Friburguense não merecem que a sua luta e a conquista para volta à elite do futebol do Rio sejam colocadas em dúvida! As denúncias devem ser investigadas, as provas apresentadas e os eventuais culpados punidos”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário