quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O negócio do século - Copa 2014



Daqui a 4 anos estaremos vivenciando a tão esperada Copa do Mundo em territórios tupiniquins!! Há algum tempo eu escuto essa expressão "Negócio do Século" quando falam sobre a realização desse mega-evento no Brasil, mas esse grande "Negócio" seria para nós, simples cidadãos, que esperamos ver uma melhor infraestrutra nas cidades após os jogos, seria para alguns clubes que desfrutarão dos benefícios concedidos para construções ou reformas de seus estádios?!?! Em uma excelente matéria do Lancenet!, a constatação do grande privilegiado veio à tona, não que seja uma grande surpresa, longe disso, apenas a confirmação do que muitos já suspeitavam.

De acordo com a matéria, o COL (Comitê Organizador Local), que é o "órgão" responsável por administrar todos os negócios envolvendo a Copa, foi formado inicialmente para a candidatura com uma entidade sem fins lucrativos, após a confirmação do Brasil como sede o COL passou a ser uma LTDA com registro na Junta Comercial do Rio de Janeiro, tendo como seus dois sócios a CBF e o Sr. Ricardo Teixeira (pessoa física). Se espantaram?? É isso mesmo, o Ricardo Teixeira é o "único dono" do COL já que responde também pela CBF, pois é o atual presidente da Confederação. E aí vem a grande jogada de Ricardo Teixeira, de acordo com o Contrato Social do COL, os sócios podem determinar, à seu critério, qual a destinação dos lucros obtidos, trocando em miúdos, não importando qual a participação de cada sócio os lucros serão destinados da forma como eles bem entenderem. Agora sim está entendido o "Negócio do Século", os sócios são o Ricardo Teixeira e o Ricardo Teixeira!! isso mesmo, ele é quem decide como vai dividir os lucros entre a CBF e ele próprio, podendo escolher em ficar com 100% dos lucros em seus bolsos, sem qualquer impedimento para isso.

Para se ter ideia, o COL Alemanha-2006 teve lucro de R$ 263,6 milhões!!! Lá o COL era gerido pelo governo, e não por uma única pessoa, que repartiu a grana para as federações e estas para os clubes. As estimativas para 2014 são de lucros ainda maiores, e esse Sr., que manda e desmanda no futebol brasileiro há décadas, desfrutará não apenas da cereja do bolo, mas do bolo inteiro!!! Não é possível que não haja uma maneira de se reverter tal situação, não podemos continuar sendo tratados como verdadeiros "palhaços" por nossos governantes. O Mundial no Brasil está caminhando para aquilo de pior que pensávamos, dinheiro público entrando para construção de estádios, licitações em suspeitas, escolhas sendo feitas sem critério (Morumbi x Fielzão) apenas para privilégios de seus aliados e muitas outras coisas obscuras que veremos pelo caminho!!  

Pagaremos a conta para que alguns poucos possam se dar muito bem!!! Será que nada vai ser feito?!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário