segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O título de uma geração

Tricolores do céu e da Terra, falta apenas uma partida para voltarmos a gritar "Campeão", são 26 anos na fila pelo título brasileiro, eu ainda não vi meu querido Fluminense levantar este troféu, eu e toda uma geração de tricolores que passou pelo pior momento da história do clube, vivemos rebaixamentos, chegamos a série C do Brasileiro, vimos nosso maior rival nos ultrapassar em números de conquistas estaduais e etc. Não foi fácil esse período tenebroso para a torcida tricolor, eu nasci em 1986 e não tive muitos títulos para comemorar, foram 10 anos sem o estadual vindo a ganhar o mais marcante título que comemorei, a "barrigada" do Renato Gaúcho em 1995 jamais será esquecida, mas os anos seguintes também precisam ficar em nossas memórias, rebaixado em 96 e 97 da série A para a B, depois da B para a C em 98, tivemos no ano de 1999 aquele que seria o pior para o Fluminense, eu estava com 13 anos de idade e ia da minha casa para um bar próximo acompanhar os jogos pela TV, era o FLU jogando a 3ª divisão do Brasil, o bar estava sempre cheio nos jogos do tricolor, era impressionante, ao invés de se esconder e se envergonhar, queríamos mais do que nunca ver nosso time de volta as grandes conquistas, a torcida encolheu devido aos anos ruins, sim é verdade, mas pergunte à qualquer tricolor se a Paixão deles pelo Fluminense diminuiu e terá a resposta, "Nunca!!", não devemos esquecer de tudo isso para não cometermos os mesmos erros no futuro.
Nos anos seguintes foram sempre alternando algumas boas participações, caindo nas semi-finais e etc, e outras campanhas ruins, brigando contra o rebaixamento. Fomos campeões carioca e, em 2007, da Copa do Brasil, passaporte para a Libertadores, e que Libertadores nós jogamos em 2008, o título continental nos escapou por entre os dedos, mas ele virá, mais cedo ou mais tarde, a Libertadores será nossa. No ano passado sofremos durante todo o campeonato tentando fugir do rebaixamento, os matemáticos diziam que o FLU tinha 99% de chances de cair, (rsrs) a torcida abraçou o time de guerreiros e eles abraçaram o FLU, salvos na última rodada após um empate, conseguimos o mais improvável e agora, faltando uma rodada para terminar o Brasileirão 2010, dependemos de apenas 1 vitória para sermos Campeões.
Faço parte de uma geração que aprendeu a amar o FLUMINENSE incondiconalmente, sendo ou não o campeão, de estar ou não na primeira divisão, independente de qualquer circunstância somos Fluminense!! Precisamos, clamamos por este título, queremos gritar campeão e mostrar a todos que torcer é muito mais que dizer "eu sou o time tal", torcer para o FLU é muito mais do que isso, é amar, é sentir, é ser Fluminense de corpo e alma, é chorar, rir, sofrer, é ter seu humor alterado de acordo com o último jogo...ufa!! ser Fluminense é muito bom!!!
Só precisamos de mais 90 minutos, calçados com as velhas e duras Sandálias da Humildade, com a massa pó-de-arroz impulsionando o time para a vitória, vamos "Guerreiros", deêm a alegria que toda essa geração merece e toda essa torcida espera. Nelson Rodrigues diz na crônica abaixo que "um campeão não se faz em apenas um jogo", mas lembrem-se, este é o jogo que nos fará campeões!!!

Um comentário: