segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Logomarca RIO 2016 - a beleza, a polêmica, a disputa
Vou confessar que estava ansioso para ver como seria a logomarca das Olímpiadas Rio 2016, principalmente após a logo da Copa 2014, que é horrível, fiquei com receio de se repetir tamanho mal gosto na escolha. Mas gostei do que vi, o desenho é leve, harmonioso, despojado, tem bem a cara do Rio, é isso que acredito ser a função principal de uma logomarca olímpica, transmitir um pouco da essência e espírito da sede dos jogos, vejo e sinto isso nessa logo. Numa disputa envolvendo 139 agências que durou 9 meses, a vencedora foi a agência Tátil Design, que horas após a divulgação da logo na festa de Reveillon em Copacabana viu sua obra envolvida numa polêmica de plágio devido a semelhanças com a marca da Telluride Foundation.
Acusação que foi rapidamente negada por seus criadores, mas realmente faz lembrar a marca da fundação, vejam!!
Numa comparação com as demais Olímpiadas e suas respectivas logomarcas, o desenho que eu mais gostei foi a "nossa", fiquei encantado com esse desenho, estou com vontade de comprar uma miniatura dessa escultura, agora, a parte escrita ficou um pouco a desejar, por exemplo, o escrito de "Pequim 2008" é facilmente identificável com a cultura local, o escrito "Rio 2016" não é, não que seja feio, mas poderia ser mais harmonioso com o desenho se uma outra fonte fosse usada, podem comparar com as outras e vejam se não poderia ter sido ainda melhor.
Dessa forma a organização da Rio 2016 sai na frente da Copa 2014, veremos como será essa "disputa" nacional e quem será o "vencedor", só espero mesmo é que o "perdedor" não seja o povo!!
Para finalizar, o bonito video feito para o lançamento da Marca Rio 2016, passaremos os próximos 6 anos vendo e divulgando essa marca!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário