terça-feira, 1 de março de 2011

Legado da Copa 2014? Vamos dar um jeitinho...


"O tempo passa, o tempo voa." Já dizia o jingle de um antigo banco em suas propagandas. Estamos em Março de 2011, faltando pouco mais de três anos para a Copa do Mundo 2014, pela imprensa estamos vendo a preocupação dos governantes com o atraso nas obras de estádios, licitações emperradas na justiça, orçamentos sendo estourados com custos chegando a casa dos bilhões de reais, todos muito preocupados em como e onde serão disputadas as partidas da Copa 2014, mas o que a população espera para após a Copa é mais que apenas estádios modernos.

Maracanã em obras
O Brasil foi escolhido como país-sede da Copa 2014 em Outubro de 2007, durante todo esse período, convivemos com a promessa de que a organização não repetiria os erros cometido no Pan 2007, onde o governo teve que entrar com dinheiro na última hora, empresas foram contratadas sem licitações, projetos mal feitos foram executados com orçamentos super faturados, e a população não viu nada de legado deixado pelo Pan. Há 3 anos, ouço falar que o Brasil iria repetir esses erros, aliás parece até que alguns especialistas da área fazem previsões do futuro, pois está acontecendo tudo aquilo que foi falado. As obras dos estádios brasileiros estão atrasadas, com uma ou outra exceção, como o Mineirão em Belo Horizonte que está dentro do cronograma, mas deverão ficar prontos para a Copa, podendo no máximo ter alguma das sedes cortadas (perigando acontecer com Natal, onde ainda não houve nem mesmo a licitação para inicio das obras). Acredito que ficarão prontos exatamente por serem a vitrine do espetáculo, serão os palcos principais, aquilo que mais aparecerá nas telas de todo o mundo.

Situação diferente dos aeroportos, portos, metrôs, rodovias, hotéis e todos os demais serviços, que são de fundamental importância para a realização do evento, e que ficarão como grande benefício para o cotidiano da população brasileira. A grande esperança era de que obras de infra-estrutura fossem realizadas, mas não estão sendo e muitas nem serão feitas. O maior problema que o Brasil vai enfrentar são os de mobilidade urbana, temos dimensões continentais e os jogos serão realizados em 12 sedes, cruzando o país de um lado ao outro, nossos aeroprtos são caóticos e apontados como o vilão brasileiro para 2014. Se a coisa já não era boa, ficou pior quando veio a notícia com a solução desse problema, teremos alguns "puxadinhos" que aumentarão a capacidade provisoriamente dos aeroportos, o famoso "jeitinho brasileiro".

Jeitinho que fará com que o evento aconteça, seja com os puxadinhos nos aeroportos, com corredores exclusivos para veículos durante os dias da Copa, cruzeiros ancorados na costa brasileira fazendo aumentar nosso número de leitos para hospedagem, nada disso ficará para as cidades, nada disso será deixado como legado, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas desses locais. Teremos ainda as necessidades nos serviços de comunicação, onde estamos muito atrasados comparado a Europa, grande demanda energética (lá vem gambiarra), falta de profissionais de turismo capacitados, necessitaremos ainda de verdadeiros profissionais, formados e especializados na gestão esportiva e de eventos para tirar proveito futuramente das arenas, impedindo que se tornem grandes elefantes-brancos.

Está passando da hora do governo federal intervir duramente na organização, criar um órgão que tenha autoridade para a tomada de decisões rápidas, e que assuma a responsabilidade na execução dos projetos. Do contrário estaremos correndo o risco de passar um grande vexame em 2014, como já disse Pelé. Infelizmente, o que de mais importante poderia acontecer para a população foi trocado por favores políticos e interesses econômicos, que nosso governo tome medidas, para não deixar nosso país ser motivo de chacota mundial, e realize de maneira digna a Copa do Mundo.

Já o legado, esse será apenas o (re)conhecimento intenacional do nosso famoso, jeitinho brasileiro!!!


Um comentário:

  1. Realmente acho que poderíamos ter aproveitado muito mais a oportunidade de sediar a Copa do Mundo no Brasil para deixar um verdadeiro legado à população. Não tenho muito conhecimento sobre outras sedes, mas posso falar de Belo Horizonte, onde resido. Quando se falou em BH na Copa, a população já pensou: "agora o metrô sai". E saiu? Está lá do mesmo jeito. A Lagoa da Pampulha, cartão postal da cidade, continua poluída. O Aeroporto de Confins continua com seus problemas. São antigas reivindicações dos cidadãos que novamente não serão atendidas. Creio que o legado que será transmitido às futuras gerações aqui em BH será o Mineirão, que para mim ficará ótimo, e as principais vias de acesso ao estádio. Espero estar enganado e que o legado seja muito maior, pois temos vários problemas que poderiam ser resolvidos agora, mas que ficarão para Deus lá sabe quando.

    ResponderExcluir