Eu ia escrever um outro post sobre a negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o triênio 12/13/14, mas um amigo blogueiro e tricolor fez um belo trabalho de pesquisa e desenvolveu de maneira brilhante sobre o assunto. Desta forma colocarei aqui o link do blog do PC Filho sobre o assunto e comentarei sobre o que foi falado. Confiram o post aqui pois vale a pena a leitura.
E agora que o Grêmio anunciou na tarde desta quarta-feira que assinou com a Globo um contrato para as transmissões de seus jogos, as chances da negociação do Clube dos 13 envolvendo a RedeTV diminuiram ainda mais. E pela entrevista do presidente do Grêmio ficou exposto o que PCFilho diz no blog, Flamengo e Corinthians receberão valores muito superiores aos demais, alimentando o receio de se criar no Brasil uma polarização como a que acontece na Espanha envolvendo Barcelona e Real Madri.
Segundo o presidente gremista seu clube receberá o dobro do contrato anterior, estima-se que o valor chegue aos R$ 60milhões por temporada, incluindo todas as plataformas (TV's aberta e fechada, internet, pay-per-view), dessa forma os valores especulados para Corinthians e Flamengo chegariam aos R$ 150milhões.
Ainda de acordo com Paulo Odone, pres. do Grêmio, outros DEZ clubes estariam acertados com a emissora carioca, o que praticamente garante a transmissão da Rede Globo para a maioria dos jogos, e revelou como está sendo feita a divisão por grupos dos valores pagos aos clubes, dessa forma:
- Flamengo , Corinthians
- São Paulo , Palmeiras , Vasco , Santos
- Grêmio , Internacional , Fluminense , Botafogo , Cruzeiro , Atlético-MG
- Coritiba , Atlético-PR , Guarani , Bahia e outros
Particularmente acho que o dinheiro da TV deveria ser dividido em sua maior parte igualmente entre os clubes, tendo um percentual de acordo com o desempenho dos anos anteriores e a parte do pay-per-view sendo paga conforme o percentual de assinantes de cada time. Os times que possuem maiores torcidas deveriam pensar em ganhar mais dinheiro que os outros através de ações de marketing, sócios, estádio e diversas outras formas que uma gestão profissional pode encontrar para isso, se soubessem aproveitar de maneira mais eficiente seu grande número de torcedores não ficariam tão dependentes do dinheiro da TV e reclamando que merecem mais que os demais.
Só um exemplo para acabar, um clube lançou esse mês no mercado brasileiro refrigerantes de sabores guaraná e cola, em garrafas de 2,5L, que já podem encontrar em vários mercados pelo país. Isso é uma baita ação de marketing que pode trazer resultados diretos através do refrigerante como indiretos, cativando novos torcedores e fazendo com que consumam outros produtos do clube. Sabem que clube é este??
É o Barcelona da Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário