sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CLASSIFICADOS - VENDO BRASILEIRÃO 2012-2014

O Clube dos 13 abriu oficialmente a disputa pela aquisição dos direitos de transmissão para TV aberta e fechada, pay-per-view, internet e telefonia móvel, que serão vendidos separadamente, do Campeonato Brasileiro para os anos de 2012 à 2014. Cumprindo um acordo feito ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, a disputa será em forma de leilão, quer oferecer mais dinheiro leva, e os boatos dão conta de que esperam receber algo em torno de R$500 milhões, o dobro do valor recebido atualmente pela emissora detentora dos direitos, a Rede Globo de Televisão.
Aparentemente as únicas emissoras que teriam condições de realmente disputarem a transmissão para TV aberta seriam Globo e Record, pay-per-view apenas o sistema que a Globo conta com os canais Sportv tem condições de oferecer o serviço atualmente, o que deve lhe garantir essa fatia, internet e telefonia móvel a briga também deve ser boa com muitos concorrentes. Nesta semana alguns meios comunicaram que a Globo não entraria na disputa pois não acha viável o valor de R$500 milhões, já que para ela a publicidade no Brasil não tem condições de bancar esse valor, dando a impressão de a Record terá caminho livre nesta concorrência.
Não acredito que a Globo não vá entrar nessa disputa, irá fazer sua oferta conforme todos esperam, talvez já ganhe logo na primeira rodada de envelopes, não irei me espantar se isso acontecer. Muitas pessoas gostariam de ver a Record com esses direitos, e eles já derrubaram a Globo na disputa pelos jogos Olímpicos de 2012, não acho que seja tão interessante para os clubes e para o público em geral, o sinal da TV Record não alcança o mesmo número de casas que a Globo, eles não possuem know-how para isso e etc, mas possuem muito dinheiro, ofereceram aos clubes um tempo exclusivo no canal Record News, e podem ser mais flexiveis nos horários dos jogos, pontos que interessam tanto aos times quanto ao público que acompanha o futebol. Prós e contras para os dois canais e o que pode prevalecer será mesmo a quantidade de dinheiro colocada nas mãos do Clube dos 13.
Acredito que a Globo não vá deixar o Brasileirão, os clubes de massa do Brasil, Flamengo e Corinthians, não tem interesse nisso e possuem com ela uma forte ligação, alguns outros clubes também podem não ter interesse nisso, e já existe uma especulação sobre a criação de um chamado "Clube dos 7" sendo encabeçado exatamente por esses dois clubes, onde negociariam suas transmissões independente do Clube dos 13.
Fato é que isso irá virar uma novela, com muitas nuances, bastidores quentes, muito, mas muito dinheiro envolvido. E a Globo, ela não sairá com as mãos abanando como muitos estão achando, talvez se torne mais flexível, mas continuaremos vendo o brasileirão no canal através de suas câmeras.

------------------------------------------

Palpites para o final de semana:

Fluminense 3 x 0 Boavista
Flamengo 1 x 2 Botafogo
Corinthians 2 x 2 Santos

Um comentário: