terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pontos corridos ou Mata-Mata??

A reta final do Brasileirão se tornou um grande debate sobre a forma atual de disputa, supostas "entregadas" para prejudicar adversários regionais, times que estão apenas cumprindo tabela e etc. Já vi algumas sugestões para mudança do regulamento, vejo gente contra e a favor dos pontos corridos, muita gente gosta do sistema de mata-mata, mas ao que parece, a CBF diz não ter intençao alguma em alterar a fórmula dessa disputa.
Eu prefiro o Brasileirão disputado por pontos corridos, acho o sistema mais justo com o time que for mais regular durante todo o torneio, são jogos fora e em casa para todos, condições iguais para que o mais regular seja campeão.
Quanto ao mata-mata, a Copa do Brasil tendo esse modelo atende a quem gosta dos jogos decisivos, onde em um ou dois jogos tudo é definido, só acho que os clubes que disputam a Libertadores também deveriam jogar a Copa do Brasil, com o calendário sendo alterado para isso, e os campeonatos estaduais sendo enxugados, são muitos times de nível fraco, com jogos sem graça e ocupando datas preciosas do calendário.
Sobre a polêmica das "entregadas" gostei da sugestão de se adotar o modelo do campeonato argentino, pois não interfere no time campeão, mas sim na briga pelo rebaixamento, os rebaixados lá são definidos por uma média dos últimos campeonatos, portanto, todos os jogos são importantes para todos os times pois pode ser decisivo para cair ou não, seja no presente ano ou no ano seguinte. A medida é protecionista aos grandes clubes de lá, é sim, mas aqui a coisa também é protecionista, mas de forma "disfarçada", se é que me entendem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário